Adquira agora mesmo o curso para adestramento de gatos!

Liderança: a importância do respeito e dos bons exemplos

dicas_interna_liderancaQuando se fala sobre treinamento, um dos aspectos mais importante é a questão da liderança. Conquistá-la não é difícil, porém, ser um ótimo líder demanda dedicação, conhecimento e atenção. Quanto maior o laço entre você e o seu cão, maior o respeito e carinho ele sentirá por você e mais fácil será o adestramento.

Seja um bom líder!

Um líder perfeito só passa bons exemplos aos seus subordinados e não exige respeito – o ganha! Para isso, é preciso evitar brincadeiras que incentivem a agressividade, ou criem disputas entre você e o seu cão. Muitas dessas brincadeiras podem deixar o cão ansioso, agitado e receoso, o que pode resultar em disputas de força – se o pet achar que tem condições, pode até partir para o ataque em uma situação em que ele se sinta acuado ou ameaçado.

Para evitar esses conflitos, respeite os limites do seu cão, para que ele possa respeitar os seus e obedecer as regras que você criar. Um bom líder é coerente em suas regras e não precisa usar da violência ou entrar em disputas físicas para conseguir respeito.

Aplicando a liderança no dia a dia

Na hora da diversão, assuma o controle da situação do início ao fim. Use sinais que mostrem ao seu pet que aquilo é uma brincadeira, como, por exemplo, um gesto para convidá-lo a ter aquele momento com você. O objetivo é transformar essas atividades empolgantes em uma forma de exercitar o animal e gastar um pouco da energia acumulada.

As opções são diversas, basta escolher algo que o seu cão goste e que seja interessante para vocês fazerem juntos. Jogar a bolinha e brincar de cabo de guerra são algumas delas, mas preste atenção nas reações do pet: se ele começar a ficar agressivo, rosnar ou a mostrar os dentes e ficar agitado demais, termine a brincadeira na hora.

Por último, se o cão respeitar os limites estabelecidos por você e se comportar, elogie-o. Assim, além de mostrar liderança, dará a ele a recompensa de receber sua atenção, que é o que ele mais gosta!

Fonte: Livro Adestramento Inteligente, de Alexandre Rossi.

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo a sua aula gratuita (on-line ou presencial) com um de nossos adestradores!!

Meu filhote é agressivo

É muito comum tutores de filhotinhos ficarem na dúvida se seus pets estão ficando muito agressivos. Embora não seja muito comum, existem casos em que os pets podem, sim, já manifestar agressividade desde novinhos por motivos diversos, como genética

Ler mais »

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!