Por Cibele Tolaini, adestradora e franqueada da Cão Cidadão
Na hora de viajar, muitas vezes surge a grande questão de escolher onde deixar o cãozinho. Pois bem, essa realmente não é uma tarefa fácil, mas hoje em dia existem hotéis maravilhosos que proporcionam uma experiência incrível para o cão, mas devemos tomar alguns cuidados antes de decidir qual hotel deixá-lo.
É sempre importante buscar por referências, de preferência de pessoas conhecidas que indiquem o local, depois fazer uma visita, conhecer as regras, a rotina e a segurança do local.
Após a decisão ser tomada, entra um novo passo importante, familiarizar o cão com o local. É muito importante o cão conhecer o lugar antes de ser deixado lá definitivamente. Alguns hotéis oferecem um serviço de Day Care, ou seja, o cão pode passar o dia todo brincando e conhecendo tudo, e ao final do dia voltar para casa.
Essa opção é ótima para avaliarmos a sensibilidade do cão a esses momentos longe dos donos e do ambiente familiar.
Outros pontos importantes são as regras com relação a brinquedos. Podemos deixar alguns de casa lá? É legal avaliar, pois o cão já está habituado com eles. Também é superimportante deixar uma peça de roupa usada por nós, para que ele sinta nosso cheiro na hora de dormir, isso pode deixá-lo mais tranqüilo.
Outra dica é verificar a ração que o hotel costuma fornecer, se for diferente da oferecida em casa, deve levar a dele para o local para evitar uma dor de barriga, afinal, o cãozinho já esta sofrendo o “estresse” de mudança de ambiente, mudar a alimentação assim bruscamente nunca é indicado.
Sempre leve o cão com todas as vacinas, vermífugo e antipulgas em dia, isso costuma ser uma regra dos hotéis.