Para continuar habilite o JavaScript






Comportamento felino: agressividade

gatos-agressivos

Por Malu Araújo, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.

A agressividade em gatos pode ser direcionada para pessoas ou outros animais e, para melhorar esse comportamento, o primeiro passo é identificar qual é o tipo de agressividade que o pet está manifestando.

A agressividade por medo acontece quando ele, de alguma forma, sente-se ameaçado. O gato que se sente acuado, sem rota de fuga, pode atacar. Se ele não fica à vontade com a presença de visitas, evite que pessoas se aproximem do esconderijo que ele escolheu. Deixe-o à vontade para sair se estiver mais tranquilo e associe a presença dessas visitas a algo muito agradável – você pode oferecer a ele ração úmida, por exemplo.

Agressividade territorial está presente no comportamento dos gatos. A presença de outro felino na casa pode desencadear esse tipo de comportamento, então, a apresentação deles deve ser feita de forma gradual e correta. Se necessário, procure auxílio de um profissional de adestramento. Quando tiver mais de um gato, disponibilize outra caixa de areia, mais potes de água e de comida, evitando as brigas por disputas desses objetos.

Já pela agressividade lúdica, alguns gatos podem “atacar” pernas, pés e mãos como se estivessem caçando. Se for o caso do gato que você tem em casa, evite brincar com ele permitindo mordiscadas nas mãos. Ofereça atividades e brincadeiras com objetos adequados para suprir esse instinto de caça.

Fonte: PetShop Magazine.

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site