De fato a idade chega para todo mundo. Assim como os humanos, os nossos amigos peludos também envelhecem e precisam de cuidados especiais, pois eles estão sujeitos a doenças, dores e alterações comportamentais. Por isso, dar atenção às mudanças da idade permite suprir novas necessidades e proporcionar a eles melhores condições de vida.
Alterações no metabolismo
Com o envelhecimento, normalmente o organismo produz menos calor e gasta menos energia. O cão fica propenso a sentir mais frio e a engordar com mais facilidade, mesmo que continue comendo sempre a mesma quantidade de ração. Por sentir frio, passa mais tempo encolhido e treme frequentemente.
O fundamental é oferecer uma casinha ou um abrigo protegido do vento, o que vai contribuir para o bem-estar do cãozinho. Roupinhas também podem ajudar. Lembre-se: é mais importante proteger o cão do frio quando ele está inativo ou dormindo – raramente eles sentem frio quando estão praticando alguma atividade!
Mudanças nos sentidos
Os sentidos – visão, olfato e audição – também podem ficar prejudicados com a idade. Por terem os sentidos prejudicados, os cães idosos podem demorar para reconhecer pessoas amigas, por isso, ao entrar em casa, converse sempre com o seu cãozinho.
Confira mais informações em Artigos.