fbpx

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!

Comportamento felino: agressividade

gatos-agressivos

Por Malu Araújo, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.

A agressividade em gatos pode ser direcionada para pessoas ou outros animais e, para melhorar esse comportamento, o primeiro passo é identificar qual é o tipo de agressividade que o pet está manifestando.

A agressividade por medo acontece quando ele, de alguma forma, sente-se ameaçado. O gato que se sente acuado, sem rota de fuga, pode atacar. Se ele não fica à vontade com a presença de visitas, evite que pessoas se aproximem do esconderijo que ele escolheu. Deixe-o à vontade para sair se estiver mais tranquilo e associe a presença dessas visitas a algo muito agradável – você pode oferecer a ele ração úmida, por exemplo.

Agressividade territorial está presente no comportamento dos gatos. A presença de outro felino na casa pode desencadear esse tipo de comportamento, então, a apresentação deles deve ser feita de forma gradual e correta. Se necessário, procure auxílio de um profissional de adestramento. Quando tiver mais de um gato, disponibilize outra caixa de areia, mais potes de água e de comida, evitando as brigas por disputas desses objetos.

Já pela agressividade lúdica, alguns gatos podem “atacar” pernas, pés e mãos como se estivessem caçando. Se for o caso do gato que você tem em casa, evite brincar com ele permitindo mordiscadas nas mãos. Ofereça atividades e brincadeiras com objetos adequados para suprir esse instinto de caça.

Fonte: PetShop Magazine.

Agende sua aula gratuita

Agende agora mesmo a sua aula gratuita (on-line ou presencial) com um de nossos adestradores!!

Meu cão sabe quando errou?

Muitos tutores têm a certeza que seus pets sabem muito bem quando erraram, pois fazem a famosa cara de culpados. Porém, especialistas em comportamento animal já provaram que o olhar acontece, na verdade

Ler mais »

Meu filhote é agressivo

É muito comum tutores de filhotinhos ficarem na dúvida se seus pets estão ficando muito agressivos. Embora não seja muito comum, existem casos em que os pets podem, sim, já manifestar agressividade desde novinhos por motivos diversos, como genética

Ler mais »

Como entreter o pet no home office

Fazer home office pode ser um desafio para quem tem um ou mais cães em casa. Afinal, a maioria dos pets está acostumada a ter a nossa presença por mais tempo aos finais de semana, quando podemos dar bastante atenção e carinho a eles.

Ler mais »

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

NÃO VÁ AINDA!!

Agende agora mesmo uma primeira aula gratuita (on-line ou presencial) com um dos nossos adestradores!!