O cãozinho tem mania de roer tudo o que vê pela frente? Esse problema, característico dos filhotes, também pode ocorrer em cães adultos ansiosos, compulsivos ou com problemas fisiológicos (como verminoses). É importante sempre consultar o médico veterinário de sua confiança, para avaliar se a saúde do amigo está em dia, antes de tentar controlar o comportamento.
Os filhotes geralmente roem os objetos por que, ao mastigar, além de aliviarem a dor na gengiva provocada pela troca dos dentes, querem “provar” novos gostos e sensações. No livro Adestramento Inteligente, o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi explica que essa compulsão por roer tudo ocorre geralmente nos três primeiros meses de vida do cãozinho.
O que fazer?
Para controlar esse comportamento, o animal não deve ser punido por roer o que não deve, mas ser bastante recompensado quando o faz em seus brinquedos. Experimente variar os brinquedos, oferecendo a ele opções com formatos e texturas variadas. Colocá-los no congelador antes de dar ao pet, pode ser uma boa alternativa para aliviar a dor que sentem na gengiva.