O Desafio Pet apresentado hoje, 27 de julho, durante o Programa da Eliana (SBT), trouxe o desfecho do caso do Billy – um Chow Chow de quatro anos, bastante agressivo.
Se o seu cãozinho também anda apresentando um comportamento agressivo, o primeiro passo é saber qual o tipo de agressividade que ele está manifestando:
– Agressividade por dominância: pode iniciar pelo fato do cão ter muita liberdade e não ter limites, também devido ao fato de ele não ver ninguém da casa como líder da matilha. O animal não aceita ser contrariado e nas situações em que é se sente ameaçado, responde com rosnados e mordidas.
– Agressividade por posse: é quando o cão “defende” brinquedos, comida, caminha ou algum ambiente da aproximação de pessoas. O cão que age dessa forma associou a chegada de pessoas com perda.
– Agressividade por medo: uma das agressividades mais perigosas, já que o cachorro ataca para se defender. A maioria dos cães que apresenta agressividade por medo é porque, em algum momento, deve ter apanhado e ataca para afastar a pessoa ou o objeto que ele teme.
A melhor maneira de evitar a agressividade é a prevenção, por isso, sociabilize seu cachorro!
O auxílio de um especialista em comportamento animal vai ajudá-lo a identificar o tipo de agressividade que o animal apresenta, além de indicar o treinamento mais adequado.