Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo?

dicas_interna-xixi-certoEducar o cachorro a fazer as necessidades no local correto exige muita paciência e persistência, mas não é algo tão difícil como parece.

Para começar, é fundamental escolher a área que será usada como banheirinho. Lembre-se de que a região deve ser mantida sempre limpa e ficar afastada da comida, do bebedouro e de lugares com grande movimentação de pessoas.

O ideal é ensinar o pet a usar o jornal ou o tapete higiênico quando ele ainda é filhote. Mas, caso isso não tenha sido feito, é possível, sim, mostrar para o adulto o local correto do banheirinho.

Uma dica é ficar atento aos sinais do pet. Quando perceber que ele está apertado, leve-o ao banheirinho e aguarde, se possível, até ele se aliviar. Caso isso aconteça, recompense-o com muito carinho, elogios e com algo que ele goste bastante, como petiscos. Seja persistente nessa etapa, mas sem forçá-lo a nada!

Com o tempo e as repetições, ele vai entender que aquele é o local do banheirinho e passará a fazer as necessidades ali. Mas, tenha em mente que acidentes podem acontecer, ou seja, ele pode fazer fora do local correto.

Se isso ocorrer, evite as broncas porque o cachorro pode associá-las ao ato de fazer as necessidades e, por essa razão, terá medo de fazê-las para não levar bronca. Isso se transformará em um problemão!

Com carinho e estímulos, logo o pet estará se aliviando somente no banheirinho!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn