O hábito de cavar buracos no jardim pode se tornar um comportamento comum em muitos cães. Essa é, na verdade, uma atividade natural e saudável para eles, que é bastante instintiva e está relacionada com a época em que viviam em estado selvagem.
Nos dias atuais, o ato de cavar buracos no jardim pode ser motivado por vários fatores. O animal pode, por exemplo, querer enterrar objetos que eles gostam, ajeitar um local fresco para deitar, gastar energia acumulada, aliviar o tédio ou a ansiedade, chamar a atenção ou simplesmente imitar o dono.
O que fazer?
Caso haja espaço no jardim, o dono pode liberar uma parte dele para o cão cavar e cercar o restante. Quando ele cavar na área demarcada, deve ser recompensado com petiscos e elogios. A brincadeira sempre deve ser supervisionada, para poder interromper o cão, caso ele resolva burlar o cercado.
Em caso do tutor querer minimizar esse comportamento, é possível usar algumas táticas para desviar a atenção do seu cãozinho do jardim e, pouco a pouco, acabar com essa mania dele.
Direcione a brincadeira sempre que perceber o interesse do pet pelo seu canteiro. Chame-o para brincar, jogue bolinha ou dê outro tipo de brinquedo que ele goste muito. O importante é não deixá-lo sozinho, enquanto estiver aprendendo que não pode cavar.
Dicas
Um cachorro que não tem opções de atividades regulares certamente procurar algo para fazer. Muitas vezes, o jardim acaba sendo um verdadeiro oásis de coisas interessantes, e cavar buracos é uma delas. Por isso, proporcionar atividades para ele pode fazer toda a diferença. Que tal, então, oferecer a ele, caixas de papelão ou cocos verdes (vazios e limpos), brinquedos interativos que soltam alimento – como garrafa pet ou outros próprios para cães -, jogar bolinha ou fazer cabo de guerra? Use a criatividade!