Uma boa massagem é sempre bem-vinda, seja no cãozinho ou no bichano. Aliás, em qualquer animal de estimação! Existem várias vantagens em acostumar o seu pet a receber uma boa massagem.
Essa prática pode trazer benefícios. Além de deixar o amigo mais relaxado, ela pode ajudar os donos a descobrirem, por exemplo, possíveis problemas e alterações no pet, como uma dor em determinada região, sensibilidade, e, assim, é possível prevenir que a situação se agrave.
Massagem no bichano
Não é preciso ser um expert em massagem para começar a fazê-la no gatinho. Seguindo algumas dicas, você poderá praticar em seu gato.
Mas, atenção: não force o animal a aceitar uma massagem mais prolongada do que ele está disposto a aceitar ou exija que ele continue deitado contra a vontade! Não há problema se, no início, você dividir a massagem em várias sessões, até conseguir que o gato seja massageado por inteiro.
Massagem no cão
Faça a massagem em um lugar calmo, em um horário em que você não esteja com pressa. O carinho que o seu cachorro já está acostumado e que ele tanto gosta deve virar uma massagem investigativa. Aos poucos, apalpe as patas, orelhas, cabeça, rabinho, sinta a pele, ossos e verifique os dentes. Com a frequência, você vai aprender a identificar os pontos que o seu cachorro gosta de receber massagem e se em algum local ele está mais sensível ou possui alguma alteração na pele.
Confira mais as dicas de massagem para os cachorros e gatos.