A revista Superinteressante fez uma matéria sobre os “9 erros que os donos cometem na hora de cuidar dos cachorros”. O texto contou com a participação do adestrador da Cão Cidadão, Rodrigo Caldarelli. Confira!
1. Deixar o cachorro puxar a guia durante o passeio
Você precisa ensinar o cachorro a andar com a coleira frouxa. “O cão deve entender que, com a guia curta, esticada, ele não vai ter acesso a nada”, indicou Caldarelli.
2. Começar o adestramento só depois que os filhotes completam 6 meses
Alguns veterinários e praticantes de um modelo mais tradicional de adestramento recomendam que você só inicie a educação dos filhotes a partir dos seis meses. Acontece que o cachorro já começa a aprender desde que nasce. “No início, a melhor instrutora é a mãe dele. Mas no momento em que ele chega à sua casa, o cãozinho já está aprendendo. Dos 2 aos 4 meses, inclusive, é o momento em que o cachorro mais aprende e grava associações”, explica o adestrador.
3. Esfregar o focinho do cachorro no xixi e cocô
Segundo Rodrigo, ao ouvir bronca por fazerem as necessidades no lugar errado, alguns cachorros vão ficar com medo do dono. E, na próxima vez, vão fazer no lugar errado do mesmo jeito, mas escondido. Ou pior: o cachorro pode entender a bronca como uma forma de atenção que o dono dá para ele: “O cachorro pensa: ‘quando eu faço no lugar certo ninguém olha para mim. Mas, quando faço no lugar errado, chamo atenção’, então passa a valorizar a bronca”, analisa.
Ficou curisoso para saber os demais itens? Confira em Mídia.