Você sabia que o adestramento de gatos não só é possível, como também é essencial para uma convivência harmoniosa em casa?
Apesar de muitas pessoas acreditarem que apenas os cães podem ser treinados, os gatos também respondem muito bem ao adestramento, embora de maneiras diferentes.
Por isso, separamos as três principais diferenças entre educar cães e gatos. Entender essas distinções pode não apenas simplificar o treinamento, mas também pode melhorar significativamente o relacionamento com seu pet. Confira:
Objetivos
Cães são frequentemente treinados para: obediência básica em casa e na rua (com ensinamento de comandos); resolução de problemas de comportamento (como xixi fora do lugar e agressividade); e realizar algum tipo de trabalho (como pastoreio).
X
Gatos geralmente são treinados para comportamentos de convivência (como mudança de casa ou chegada de um novo animal) e uso correto de suas instalações (como arranhadores e caixas de areia), visando mais a adaptação ao ambiente. Mas nada impede que aprendam comandos.
Motivação
Cães costumam ter bastante apetite e responder bem a recompensas alimentares, como ração ou petiscos, além de amarem ser elogiados.
X
A maioria dos gatos se rende aos sachês, mas apenas se estiverem há algumas horas sem comer. Brinquedos em forma de varinha podem ser uma alternativa.
Duração das sessões
Cães adultos geralmente conseguem se engajar em sessões de treino de até 30 minutos e manter o foco. Já os filhotes e cães mais agitados e ansiosos precisam de sessões mais curtas.
X
Gatos precisam de sessões curtas e frequentes que não ultrapassem 5 minutos, para manter seu interesse sem que fiquem estressados.
Conte com a ajuda dos educadores da Cão Cidadão. Somos especializados em comportamento canino e felino!