Uma das principais dúvidas para a maioria dos donos que têm um cachorro idoso é: será que eu posso adestrá-lo, mesmo ele já estando velhinho? Sim, ele pode ser adestrado! Saiba que os cães têm uma capacidade muito grande de aprendizado e, independentemente da idade, conseguem executar comandos e assimilar um novo comportamento.
Alguns hábitos podem ser complicados de serem modificados, mas, utilizando o adestramento baseado no reforço positivo, e com um pouco de paciência, é possível, sim, que cães considerados idosos aprendam.
Treinamento
O primeiro passo para iniciar o treinamento com um cão idoso é uma consulta com o veterinário, para avaliar a saúde do peludo. Lembrando que esse cachorro pode ter certas limitações e necessidades especiais, devido a algum problema nas articulações, que o torna mais lento. Também pode ter outras limitações, ligadas ao olfato, audição, visão, que diminuem a sua capacidade.
Iniciar o treinamento com cães idosos, que não tiveram a oportunidade de aprender quando eram mais jovens, certamente trará vários benefícios ao seu amigão!
Confira mais em Artigos.