Para continuar habilite o JavaScript






Coprofagia: aprenda a lidar com esse problema

Postado por Cão Cidadão em 14/nov/2014 -

coprofagia

Photo credit: Dominik QN / Foter / CC BY

Coprofagia. Que palavra estranha, não é mesmo? Você já ouviu falar ou sabe o que ela significa? Se não sabe, não precisa se preocupar, pois provavelmente você não é a única pessoa! Muitos donos não sabem o que significa ou mesmo que haja tratamento para esse hábito, o que as levam a não buscar ajuda. Em alguns casos, proprietários também têm vergonha do que o cachorro faz e não comentam com ninguém.

Primeiro, é preciso entender que coprofagia é o hábito que alguns cachorros desenvolvem de comer as próprias fezes ou a de outros cães. Isso pode começar por diversas razões. Pode ser, por exemplo, por imitação: a fêmea, quando tem os filhotes, come as fezes deles para manter o ambiente limpo e, os filhotes, ao presenciar esse comportamento, podem imitar. 

Em outros casos, esse comportamento pode acontecer por algum problema na absorção dos alimentos. Outra possibilidade pode ser por algum problema no aparelho digestivo do pet ou verminose.

Coprofagia tem tratamento?

Claro que tem! Mas, antes de tudo, é preciso levar o cãozinho ao médico veterinário, para avaliar se a origem do problema não está relacionada a algum problema digestivo. Porém, se a causa for comportamental, a mudança de hábito deve começar com o dono. 

Nada de broncas

O ideal é não dar broncas no seu cão, caso ele faça as necessidades no lugar errado ou se ele comer as próprias fezes. Se você der bronca, o animal não entenderá o que você está dizendo e isso poderá piorar o comportamento – o pet pode querer esconder as fezes de você, para não levar bronca, e comê-las!

Controle a alimentação

Outra dica é controlar melhor o horário que seu pet se alimenta. Normalmente, o cachorro faz xixi e coco por volta de 30 minutos depois que ele se alimentou. Então, você pode fazer o seguinte treino: quando ele fizer o coco, você o chama, desviando a atenção dele, e oferece um petisco. Depois, mude o cão de ambiente e recolha as fezes.

Limpeza

Não limpe as necessidades na frente dele. Ao verem isso, alguns cães pensam qu0e o dono pode estar competindo com eles, para pegar primeiro o coco. Nessa hora, o cão corre para comer as fezes antes que o dono consiga retirá-la.

Não se esqueça: se precisar de suporte profissional, a equipe da Cão Cidadão está à disposição!