Para continuar habilite o JavaScript






Como acostumar o gato a usar a caixa de areia

gato-caixa-de-areia

Photo credit: sabianmaggy / Foter / CC BY

Gatos são animais muito higiênicos e aprendem muito fácil onde devem fazer as suas necessidades, porém, existem alguns bichanos que não sabem utilizar a caixa de areia. Mas, não se preocupe: com muita paciência e calma é possível ensiná-lo!

Segundo o especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, o ideal é sempre ter uma caixa higiênica a mais do que o número de gatos que você possui em casa. Por exemplo, se você tem dois gatos, o ambiente deverá ter três caixas, e assim por diante.

Confira o vídeo com algumas dicas do especialista:

Dicas

Banheiro ideal

Existem vários modelos de caixas e substratos em pet shops, próprios para o gato depositar as necessidades e enterrá-las. O ideal é ir descobrindo de quais o seu gato gosta mais. Teste diferentes caixas e substratos, bem como os possíveis locais de colocação das caixas.

Quantidade

Ofereça sempre uma caixa a mais do que o número de gatos que você tenha em casa.

Posição

As caixas devem ser colocadas nos lugares onde o gato se sinta mais à vontade. Evite posicioná-las perto de lugares onde ele bebe água ou come.

Limpeza

Mantenha também as caixas sempre limpas! Alguns gatos acabam segurando as necessidades até que alguém as limpe, o que não é bom para a saúde dele.

Confira mais informações e orientações sobre gatos na nossa página de Dicas.

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site