Para continuar habilite o JavaScript






Alvo correto: como evitar que o cachorro faça xixi no local errado

dicas_interna-pet-na-pan

Ensinar o pet a fazer as necessidades no lugar correto exige paciência e dedicação. Muitos tutores se queixam de que seus cães sabem exatamente onde é o local correto de se aliviar, porém, acabam fazendo o xixi bem ao lado. Por quê?

“Essa dificuldade dos cachorros acertarem o local aumenta quando já tem coco ou o xixi no tapetinho ou banheirinho dele, e aí, para não pisar no que já está ali, eles acabam fazendo do lado”, afirma Alexandre Rossi, zootecnista e especialista em comportamento animal.

Isso acontece porque, ao contrário do que muitos pensam, os cães são animais limpos e não gostam de sujeira no local onde ficam, por isso, ao ver o tapetinho sujo, os pets acabam por se afastar e procurar um novo local para se aliviar.

Outro fator que influencia o comportamento do pet é a falta de espaço no local designado para seu alívio. “O banheirinho dos cachorros deve ter um tamanho suficiente para que eles possam dar aquelas voltinhas e fazer o xixi sem ter que ficar mirando em um lugar específico”, orienta Alexandre.

Para resolver esse problema, existem algumas mudanças que você pode realizar na casa:

• Aumente o banheiro: como mencionado anteriormente, é preciso que o pet tenha espaço suficiente para dar voltinhas ao redor dele mesmo e se aliviar sem grandes dificuldades.

• Mantenha o banheirinho do pet sempre limpo. Se ainda há espaço para que ele urine, mas, em compensação, tem um coco, retire-o e permita que o animal fique mais à vontade para se aliviar. Troque o tapete higiênico ou o jornal frequentemente.

• Não mude o local do banheirinho do pet o tempo todo, para evitar que o cachorro fique confuso. Escolha um ambiente onde ele tenha privacidade e que seja afastado do local onde o pet descansa e se alimenta.

• Se ele fizer xixi do lado ou perto do local onde deveria ter feito, recompense-o do mesmo jeito. Você também pode colocar algumas pedras grandes ou obstáculos, direcionando o acerto do cachorro.

Fique atento a essas dicas e coloque-as em prática com o seu pet. Com dedicação, paciência e muito amor, ele aprenderá mais facilmente o comportamento correto. Boa sorte!

Gostou desta dica? Se quiser contratar os profissionais em comportamento animal para realizar o adestramento, fale com a Central de Atendimento da Cão Cidadão, pelos telefones: 11 3571-8138 (São Paulo) e 11 4003-1410 (demais localidades).

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site