Para continuar habilite o JavaScript



Projeto Matilha

O Projeto Matilha é uma iniciativa criada pelo Centro de Referência de Assistência Social de Barueri, em parceria com a Secretaria de Promoção Social do município.

Seu objetivo é oferecer atividades semanais para as crianças carentes da região, como: adestramento, comportamento animal, agility, informática, música, artes marciais, futebol e muito mais. Esse projeto incentiva os pequenos a desenvolverem suas habilidades em diversas modalidades e criar um leque de opções para o futuro.

 

Parceria

Há dois anos, a Cão Cidadão entrou no projeto oferecendo aulas de adestramento com profissionais franqueados. O objetivo é promover mais integração entre os animais, sociedade e família, além de melhorar a comunicação entre os bichinhos de estimação e seus donos. Essa missão vai de encontro aos objetivos do Projeto Matilha. Assim, nasceu a parceria.

Todo ano, crianças com idade entre 12 e 14 anos recebem aulas teóricas e práticas com noções de adestramento, onde os cães dos membros da comunidade são treinados com as respectivas técnicas. As aulas de adestramento no projeto são semanais e o grupo discute com o adestrador diversos casos de comportamento animal.

A parceria ocorre em uma praça, com cachorros de moradores vizinhos. Nas aulas, durante as lições, o adestrador da Cão Cidadão, Rafael Araújo, solicitou a ajuda das crianças para encontrar problemas comportamentais que os peludos apresentavam e, então, discutiam os casos em grupo e levavam sugestões para os tutores dos animais.
A interação com os pets atrai as crianças. No primeiro ano do projeto, em 2014, uma classe de 16 alunos participou sem nenhuma desistência. Já no segundo ano, em 2015, a classe teve 19 alunos, mais uma fila de espera. O Projeto Matilha tem mostrado bons resultados, pois os pequenos que participam têm radicais mudanças positivas de comportamento tanto na escola, quanto em casa.

A intenção é despertar o interesse deles em diversas áreas, para que, no futuro, possam considerar o conhecimento adquirido no projeto como uma possível carreira de adestrador.

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site