Para continuar habilite o JavaScript



Enriquecimento ambiental para gatos – Mercearia do Animal

Postado por Cão Cidadão em 24/nov/2017 -

Por Malu Araújo, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

O número de gatos nas residências tem crescido e, com isso, a consciência por parte dos tutores em manter a segurança dos bichanos também, não permitindo que eles saiam de casa. Por isso, é fundamental promover ao bichinho entretenimentos que supram suas necessidades naturais por atividades físicas.

Vale lembrar que os gatos, apesar de conviverem há bastante tempo com as pessoas, não são tão domesticados quanto os cães, motivo que os leva a ter comportamentos como arranhar objetos e escalar, então, mantê-los em casa é uma atitude muito importante, mas para que não fiquem estressados precisamos proporcionar atividade para eles.

Gatos gostam e precisam arranhar, mas você sabe escolher o modelo de arranhador ideal? A maioria gosta de superfícies verticais e elas não devem ser baixas, daí vem a preferência deles em arranhar o sofá ou o tecido das costas das cadeiras. Por isso, mesmo que você compre aquele arranhador horizontal, ache uma maneira de prendê-lo de forma que fique na vertical e, consequentemente, mais atraente para o peludinho.

Contudo, cada indivíduo tem seus gostos. Então, o recomendado é conhecer bem o animal e fazer testes colocando o passatempo em diversas posições para ver qual o amigo se identifica mais.

 Gatos também gostam de lugares mais altos. Quando levamos um pet para a nossa casa, não podemos esquecer que ele irá passar até mais tempo em casa do que nós, então, precisamos incluir meios de promover a ele bem-estar, que podem até combinar com a decoração da casa.

Para isso, coloque no ambiente prateleiras vazias, para o gato subir e se deitar para observar (sem livros ou objetos que possam se quebrar e machucar o animal, caso queira incluir algum apetrecho na decoração).

Sem esquecer dos brinquedos que se movimentam, um ambiente enriquecido para os gatos tem que ter passatempos com penas, fitas e itens que nós podemos agitar (ou até mesmo utilizar aqueles brinquedos que balançam com o vento da janela e instigam bastante nosso amigo).

São muitas opções de brinquedos e brincadeiras para seu gato, e é muito importante proporcionar esses momentos para ele.

Boa diversão!

Fonte: Mercearia do Animal

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site