Para continuar habilite o JavaScript



Cães terapeutas – Mercearia do Animal

Postado por Cão Cidadão em 08/nov/2017 -

Malu Araújo, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

Já é conhecido e está em ascensão o uso de animais em terapias com humanos. E para os cães, que são tão companheiros, não poderia ser diferente.

Ter um pet em casa auxilia na redução do estresse. Acariciar um animal produz uma sensação de bem-estar, pois ajuda o corpo a liberar o hormônio do relaxamento e diminui riscos relacionados a problemas cardíacos, já que as pessoas caminham mais com seus cães, além de aumentar o convívio social.

Mas os benefícios vão além! Cães treinados complementam o tratamento no ramo da fisioterapia atuando como co-terapeutas. Os peludos podem ser escovados e acariciados pelos pacientes, além de proporcionarem momentos de brincadeiras, como jogar e pegar a bolinha, de forma que o paciente faça, sem perceber, exercícios motores.

Além disso, o melhor amigo do homem ainda auxilia em tratamentos de fonoaudiologia, onde os pacientes chamam os cães pelo nome e pedem a ele comandos.

No tratamento psicológico, pessoas e crianças com dificuldade em se expressar ficam mais à vontade com um cão no ambiente, além dos outros benefícios já citados.

Tratamentos diversos com idosos e crianças também são complementados com os cães, como nos casos de autismo, hiperatividade e alzheimer, que são exemplos reais de sucesso no tratamento com a ajuda destes co-terapeutas.

Não só esses cães estão sendo ajudantes nestes tratamentos, como muitos hospitais tem liberado, após algumas regras serem cumpridas, o acesso do pet do paciente em visitas. Eles não necessariamente precisam ser cães terapeutas, só a visita do pet já promove um grande benefício ao tutor.

É importante dizer que os cães usados em terapia são selecionados, treinados e sempre acompanhados do profissional para participar das terapias e exercícios. Muitas instituições e ONGs trabalham no treinamento e assistência não só de pacientes, mas também levam esses cães em instituições de idosos, crianças e escolas, fazendo atividades diversas voltadas para cada idade e indicações.

A pet terapia pode ser indicada em milhares de casos, desde que não haja alguma contraindicação específica, como medo de animais, alergias ou problemas de respiração.

Fonte: Mercearia do Animal

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site