Para continuar habilite o JavaScript



A importância da sociabilização – Pet Em Foco

Postado por Cão Cidadão em 24/nov/2017 -

Você sabe o que é sociabilização para os pets? Nada mais é do que apresentar ao animal o maior número possível de estímulos, como barulhos diferentes, pessoas de diversas idades, sexos e etnias, outros animais, além de promover as mais variadas situações do dia a dia, de maneira que ele vá se acostumando e se sinta cada vez mais seguro.

Para o cãozinho que ainda é filhote, tudo pode ser assustador e, por isso, o peludinho deve ser apresentado a esses estímulos o quanto antes, mas de maneira progressiva e com cuidado, para evitar um trauma de verdade.

Mas quando devemos iniciar a sociabilização? Tudo começa quando o cãozinho nasce. Nos primeiros 60 dias de vida, com o contato com a mãe e os irmãos, ele aprende muitas coisas, como disciplina e relacionamento. O ideal é que o filhote não seja retirado da ninhada antes desse período.Entre dois e três meses inicia-se a primeira fase da sociabilização, quando devemos nos atentar para as apresentações necessárias, pois o cérebro dele estará aberto a novos aprendizados.

O problema que muitos tutores questionam nessa fase é como eles poderão apresentar a mascote aos diversos estímulos da rua se ela ainda não recebeu todas as doses de vacina para a sua imunização? Esse é um apontamento muito importante, pois não podemos expô-lo a doenças.

Nesse caso, iniciamos os estímulos em casa, com visitas de pessoas diferentes, adultos e crianças, barulhos como aspirador de pó e máquina de lavar, objetos como vassoura, rodo etc.

Com a autorização do veterinário também é possível sair com o filhote no colo para passeios na rua. Nesses passeios eles começam a se acostumar com os barulhos dos veículos, com vozes diferentes e pessoas de todos os tipos.

Se possível, tente fazer a apresentação do filhote a outros cães já vacinados e saudáveis na casa de amigos e parentes ou na sua própria casa.

Para todas essas situações, caso você não se sinta confortável ou seguro para sociabilizar seu companheiro da maneira correta, procure a ajuda de um profissional competente!

Fonte: Pet Em Foco

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site