Para continuar habilite o JavaScript






Como apresentar cães e gatos?

Postado por Cão Cidadão em 30/nov/2017 -

dicas_interna-cao-e-gat-oPor Patrícia Oliveira, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

Hoje em dia, nos lares das pessoas, é comum encontrarmos cães e gatos convivendo, mas nem sempre de maneira harmoniosa. Apesar de serem popularmente considerados inimigos, essa convivência pode sim se tornar muito tranquila e eles podem se tornar bons amigos.

A sociabilização entre esses animais é possível e deve começar assim que o novo integrante chega à família, mas sempre de forma cautelosa para que nenhum dos dois se assuste ou machuque o outro. Entretanto, a família precisa entender que não pode ter pressa e que essa aproximação deve sempre ser supervisionada. O ideal é que no início o cão sempre esteja preso a uma coleira com guia e a uma distância onde os dois se sintam confortáveis em permanecer.

Os felinos devem estar sempre em algum lugar onde se sintam confortáveis, seja uma caixa de transporte ou em algum lugar em que ele possa subir para se sentir em segurança. Em uma casa onde existe essa convivência é ideal que os donos se preocupem em ter lugares altos para que os gatos possam subir, já que será instintivo ele subir ou escalar para tentar se proteger quando se sentir ameaçado.

Não se esqueça de que recompensá-los com carinho ou petiscos é fundamental nessa fase, já que queremos que os dois associem a presença um do outro com coisas boas. Aos poucos, quando sentir confiança e segurança, você pode tentar aproximá-los sempre respeitando os limites de cada animal. Eles precisam estar confortáveis e calmos.

A verdade é que os donos cumprem um papel muito importante durante esse período de apresentação e de adaptação. Entender como eles se comunicam o que é importante para cada um dos animais se sentir confortável e não forçar situações desagradáveis é um grande primeiro passo para criar uma relação harmoniosa entre essas duas espécies.

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site