Para continuar habilite o JavaScript






Ano Novo: seu cão tem medo de fogos?

Postado por Cão Cidadão em 30/dez/2013 - Sem Comentários

medo-de-fogos_internaO Réveillon está chegando e quem sofre com a queima de fogos são os pets. Alguns entram em desespero ao ouvir as explosões. Babam, tremem e, muitas vezes, tentam até entrar em locais pequenos demais para eles.

O estresse pode ser tão grande que, no dia seguinte, ficam doentes ou se machucam seriamente. Mas, por que eles ficam tão apavorados?

Instinto de sobrevivência

Barulhos altos podem significar perigo. Por isso, de maneira geral, os animais tentam fugir de tais sons. Estrondos passam a ideia de que algo grande e poderoso se aproxima, como árvores caindo, relâmpagos, etc.

Os antepassados dos cães que mais fugiram desses sons foram os que mais tiveram chances de sobreviver. Até mesmo dentro de nossas casas, um barulho alto pode significar perigo.

Não é dor no ouvido

Muitas pessoas alegam que seus cães têm a audição muito sensível e que, por isso, sons fortes, como os de fogos e trovões, são capazes de causar dor no ouvido. Tá certo que um estampido extremamente forte, em contato direto com o ouvido do cão, possa realmente ter esse efeito, mas é raro isso acontecer. Apesar dos cães terem ótima audição, não é por dor que ficam assustados. A verdadeira causa é a associação que fazem com o perigo.

O que fazer, então?

Acostumar aos poucos

Sempre que você e o cão ouvirem um barulho semelhante ao que causa medo nele, comemore: dê petisco, jogue bola, etc. Tenha cuidado para nunca demonstrar que você se assustou com um barulho, pois, o seu papel é ser fonte de segurança! Por isso, não se agache para protegê-lo quando houver um estrondo. Para ele, o ato de agachar pode ser sinal de medo.

Um modo seguro de acostumar o cão com barulhos cada vez mais altos é gravar sons de tempestade e de fogos, e reproduzi-los em momentos agradáveis. Para ele não ficar assustado, respeite sempre os limites.

Confira mais detalhes em Artigos.

Minimum 6 characters

Receba dicas e novidades

No seu e-mail!




Navegue pelo site